miércoles, 25 de noviembre de 2009

Projeto Blues by night

Mais uma vez a gente ganha uma verdadeira aula de blues. Dois dos maiores nomes da música mundial fecham com chave de ouro a etapa 2009 do "Oi Blues By Night". O gaitista Billy Branch e o guitarrista Carlos Johnson, ambos americanos, prometem transformar o Recife numa verdadeira Chicago. O show acontece na quarta (25) na Spirit Music Hall. Mas antes, na terça(24), às 19hs, rola um workshop na Livraria cultura.




Nessa sétima edição projeto trouxe quatorze shows em seis capitais do Nordeste: Recife, Fortaleza, Maceió, Teresina, Natal e João Pessoa. Entre as apresentações, foram cinco workshops. “Este ano foi um ano espetacular. Conseguimos levar o projeto para mais cidades, conseguimos atrações de peso internacional e, o melhor de tudo, conseguimos conquistar mais e mais admiradores deste ritmo tão especial. O público tem sido cada vez maior nas casas onde tocamos”, diz o produtor e curador do Blues By Night, Giovanni Papaléo.



Dos Estados Unidos, subiram aos palcos Willie Big Eye Smith, John Primer, Eddie C. Campbell. Dos nomes nacionais, só feras como Lancaster, Marcelo Naves, Vasco Faé e André Mattos. Outro ponto positivo do projeto é o fato de valorizar sempre a cena cultural de cada cidade em que se apresenta, com a participação de bandas locais de blues que interagem diretamente com as atrações principais.



“O festival tem muito disso. Promover interação desses grandes nomes do blues mundial com os músicos de cada cidade onde nos apresentamos. Aliás, essa é uma contribuição do Oi Blues para a cultura que nós damos a maior importância”, explica Papaléo.



Para esta última noite, um grande presente para os amantes do blues. Billy Branch ganhou fama mundial com os discos “Harp Attack”, quando tocou com James Cotton, Junior Wells e Carey Bell. No seu extenso currículo consta ainda parcerias com Willie Dixon, Muddy Waters e Big Walter Horton.



Já o guitarrista Carlos Johnson também tem um currículo de fazer inveja. Tocou com Koko Taylor, Otis Rush, Buddy Miles e também com Junior Wells. Canhoto, o músico tem um estilo original com sua pegada virtuosa de esquerda e gosta de combinar o blues de raiz e o Chicago blues com um som contemporâneo, flertando com o funk e passando por texturas de jazz. Combinando isso como vozeirão, Carlos Johnson promete uma noite histórica ao lado de Branch. Quem abre a noite no Recife é a Uptown Blues Band, pela primeira vez fazendo apresentação completa com várias atrações surpresa.



Veja também como vai ser o Jazz Porto, na próxima semana, numa matéria da equipe do pe360graus.com .

No hay comentarios:

Publicar un comentario