lunes, 30 de noviembre de 2009

De chicago a Fortaleza

Ultima noite do blues by night grandes nomes do blues de Chicago




André Bloc


andrebloc@opovo.com.br

especial para O POVO

27 Nov 2009 - 01h25min



Nos campos de algodão norte-americanos do século XIX, surgiu um estilo musical novo e que influenciou toda a história da música dos anos seguintes. Das lamúrias (blues, em inglês) dos negros americanos, posteriormente municiados de violões, gaitas e instrumentos dos "brancos", surgiu nos Estados Unidos o blues. Mas foi em Chicago, nos anos 1940, que o blues encontrou sua grande parceira, a guitarra elétrica, ganhando respeito no mundo todo e revelando nomes como B.B. King e Muddy Waters. O estilo traz sua marca a Fortaleza hoje com a presença internacional de Billy Branch e Carlos Johnson, que vem direto de Chicago para o encerramento ao festival Oi Blues by Night, no Acervo Imaginário, a partir das 22h.



Billy Branch é atualmente considerado o melhor gaitista dos Estados Unidos, país de origem do estilo e com forte tradição do peculiar instrumento harmônico de sopro. Com toda a tradição do blues de Chicago e a experiência de quem tocou ao lado de lendas como B.B. King e Albert King, Branch vem a Fortaleza expor toda a tradição blueseira de sua terra e mostrar a marca da sua gaita. Acompanhando o gaitista, outro músico de Chicago. Trata-se do guitarrista Carlos Johnson.



Um dos destaques do estilo de Johnson é que, apesar de ser canhoto, ele toca uma guitarra normal - sem inversão das cordas, como se costuma fazer. Esse traço peculiar ressalta ainda mais a originalidade do guitarrista, mostrando traços contemporâneos do funk e do jazz americanos e os fundindo com o blues clássico e guitarra virtuosa. Amigos há anos, os conterrâneos Billy e Carlos têm uma trajetória junta, tendo até mesmo gravado um CD em parceiria, em 2002. Mas só agora, em 2009, eles têm a chance de tocar em palcos brasileiras. Acompanhando os norte-americanos, os argentinos Adrian Flores (bateria) e Mauro Diana (baixo) formam o quarteto internacional de blues.



A abertura fica por conta do cearense Felipe Cazaux, um dos talentos locais no blues. Prestes a lançar seu segundo CD, o cantor e guitarrista se prepara para a responsabilidade de abrir o show para os norte-americanos. ``É uma grande honra. Eles são muito bons, o que ajuda toda a cena do blues cearense. É uma rara chance de vê-los ao vivo. Para mim, o grande destaque de todo o festival é o show de hoje``, disse Felipe, que tocou em todas as apresentações do Oi Blues by Night no ano. Felipe estuda canto desde os nove anos e desde os 12 se dedica a guitarra, uma experiência que pode ser evidenciada no primeiro álbum-solo do artista, Help the dog!, de 2007.



Iniciado em agosto, o festival itinerante Oi Blues by Night acontece paralelamente em seis capitais nordestinas: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE) e Teresina (PI). Artistas locais e do resto do Brasil têm a oportunidade de entrar em contato com alguns dos grandes nomes do blues internacional. Já figuraram entre os participantes do festival ainda nesse ano blueseiros internacionais como os veteranos guitarristas John Primer e Eddie C. Campbell. Do lado brasileiro, o destaque foi André Matos (ex-vocalista das bandas de metal Angra e Shaman), em seu projeto de blues ao lado do gaitista Vasco Faé, que abriram o festival em agosto.





SERVIÇO



OI BLUES BY NIGHT - Encerramento do festival hoje, 27, a partir das 22h, no Acervo Imaginário (rua José Avelino, 226, Praia de Iracema - Entorno do Centro Dragão do Mar). Shows com o gaitista Billy Branch e o guitarrista Carlos Johnson e abertura de Felipe Cazaux (CE). Entrada: R$ 20 (venda antecipada nas lojas Oi do Shopping Iguatemi e da avenida Santos Dumont, 3130 - Aldeota). Outras Informações: (85) 3212 1627 / 3221 4894.

No hay comentarios:

Publicar un comentario