Um gênio do Blues no quintal de casa
Não é todos os dias que se pode ter um artista tão talentoso a poucos metros da sua casa. Isso foi possível no último sábado em Itajaí. A cerca de um quilômetro da minha humilde morada pude conhecer um dos mais importantes “bluseiros” da atualidade: o americano Larry McCray. E o resultado foi impressionante e marcante para mim.
Quando menciono conhecer, não estou falando apenas em vê-lo pessoalmente, mas também ouvir sua música pela primeira vez. O Blues é um ritmo marcado por grandes clássicos, que se ouve em praticamente todos os shows do gênero. Mas, para aqueles que não são tão iniciados no ritmo, ou que não procuram saber muito o que acontece atualmente no mundo do Blues, é difícil ter acesso a novos artistas, que promovem uma renovação e dão uma repaginada no ritmo pentatônico.
E essa aproximação física, proporcionada pelo pessoal do Smash Club, que volta a promover eventos na região (as melhores festas da minha vida são os antigos Smashs realizados no começo dos anos 2000 no Open Bar), foi fundamental para que eu conhecesse esse “monstro” da guitarra.
Larry McCray trata sua Gibson Les Paul Gold Top com o carinho que todo bluesman é acostumado, fazendo o instrumento chorar e cantar com rapidez e melodia. A técnica de McCray com o instrumento é impressionante e seus solos são de arrepiar.
Porém, é quando o americano abre a boca e solta seu vozeirão que o queixo cai por completo e a emoção prevalece. É impossível não se impressionar com a maneira com que Larry canta cada música. O Célio´s Clube, na Beira Rio, em Itajaí, vibrou a cada nota, aplaudiu cada solo e se arrepiou a cada palavra de McCray, que demonstrou simpatia de sobra e talento exuberante.
McCray foi acompanhado pela banda local Blues Especial Band, que além de servir como banda de apoio do americano em Itajaí, também mostrou um pouco de suas músicas fazendo a abertura do espetáculo.
Após o show ficou impossível não buscar mais informações sobre esse músico que vai muito além do Blues, misturando rock, soul e funk com maestria. Larry já emprestou seus solos e acordes aos mais significativos músicos, como Albert Collins, Lazy Laster, James Cotton, Buddy Guy, Robert Plant, Ray Charles, BB King, Tom Waits, Lou Reed, Allman Brothers, entre tantos outros. No ano 2000, recebeu o prêmio Gibson Blues Guitarist of the Year', desbancando nada mais, nada menos do que Eric Clapton e Jeff Beck.
O talento nato começou a se desenvolver já na infância, quando aprendeu a tocar guitarra com a irmã (seu pai também era bluesman), aos 11 anos de idade. Lançou seu primeiro disco em 1990, com 30 anos, que chamou a atenção da Billboard, que o classificou como “um músico de voz profunda com melodias fortes e originais”.
Desde então, Larry largou o emprego montando carros na G.M. e se dedicou à música, lançando mais cinco discos com composições próprias. Porém, nenhum deles foi lançado no Brasil, o que dificulta ainda mais o acesso à sua obra. Mas, a internet está aí pra isso e, apesar de não se encontrar com facilidade seu catálogo completo, é possível observar um pouco mais do seu trabalhoso esplendoroso. Acesse: myspace.com/larrymccray e larrymccrayband.com .
http://www.valvularock.com.br/shows/larry_maccray.html
sábado, 23 de enero de 2010
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario